Entre os dias 26 e 28 de novembro, o Instituto Lado a Lado pela Vida, única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares –, promoverá a 6ª edição do Global Fórum Fronteiras da Saúde 2024, em Brasília (DF). O evento contará com a participação de diversos especialistas, líderes de opinião e profissionais de diversos setores da saúde. Este ano, o Fórum terá especial atenção ao contexto oncológico, explorando soluções e desafios para enfrentar o crescente impacto do câncer no Brasil.
Com mais de 700 mil novos casos de câncer estimados para 2024, o Brasil vive uma realidade alarmante, impulsionada pelo envelhecimento populacional, hábitos pouco saudáveis e fatores ambientais. Neste cenário, o evento se torna um espaço importante para discutir avanços em prevenção, diagnóstico, tratamento e políticas públicas que impactam diretamente a vida dos pacientes.
Para Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, promover o debate sobre os desafios e oportunidades na área da oncologia no Brasil é o objetivo nesta edição do Global Fórum Fronteiras da Saúde 2024. “Ao reunir especialistas, gestores e representantes da sociedade civil, buscamos construir soluções concretas para um sistema de saúde mais equitativo, eficiente e humano que respondam às necessidades crescentes dos pacientes oncológicos em todas as etapas de sua jornada, principalmente após a sanção da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC)”, explica.
A programação incluirá debates sobre a importância da sociedade civil na criação de políticas de prevenção e controle do câncer, destacando como esse engajamento pode transformar o cenário atual. Outros temas centrais incluem as barreiras enfrentadas pelos pacientes oncológicos no SUS, com propostas de soluções para melhorar a jornada do paciente, além de estratégias para ampliar a prevenção e detecção precoce do câncer. Também será discutida a regionalização e regulação na oncologia, com foco na preparação do Brasil para garantir infraestrutura e acesso equitativo ao tratamento. Os desafios de financiamento ao longo de toda a jornada do paciente oncológico receberão atenção, assim como as complexidades do diagnóstico e tratamento do câncer no País.
O segundo dia do evento será marcado pelo lançamento da Plataforma Nacional de Dados Oncológicos – Data Câncer Brasil, uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida voltada para gestores de saúde sobre os cenários da oncologia no Brasil. Para encerrar a noite, haverá o Prêmio Fronteiras da Saúde, que contará com o lançamento do documentário “Câncer no Brasil – luta e desafios” que conta com a apresentação do Dr. Dráuzio Varella.
Para o terceiro dia do evento estão previstos os painéis sobre o financiamento da saúde sob o ponto de vista do desenvolvimento econômico e social, as “Top 3 ameaças globais para a saúde de todos” – resistência antimicrobiana / pandemias e doenças infecciosas emergentes e doenças crônicas não transmissíveis; determinantes sociais como balizador das decisões de políticas públicas em saúde; e comunidades – desafios no acesso à saúde.
O Global Fórum Fronteiras da Saúde 2024 busca fomentar diálogos que inspirem mudanças e melhorias concretas no sistema de saúde brasileiro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma online pelo site ou presencialmente no local do evento.