Fórum Brasil Imune 2023 debate temas relevantes para a imunização no Brasil

A discussão tem como foco o cenário atual da imunização no Brasil, passando por temas como comunicação, combate às fake news e antivacinismo e prevenção de doenças que estão retornando ao país

O Fórum Brasil Imune começou nesta terça-feira, 20 de junho, com especialistas, gestores da saúde pública e privada, Ministério Público, indústria farmacêutica e público em geral para discutir e traçar caminhos para mudar o cenário da imunização no Brasil.

O evento é realizado pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, e se iniciou com a abertura de Marlene Oliveira, presidente do Instituto e sócia do portal Juntos na Saúde, com mediação de Andressa Simonini, jornalista, fundadora do portal Juntos na Saúde e editora-executiva da Pais&Filhos.

O primeiro dia do Fórum Brasil Imune acontece no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde, em Brasília (Foto: Andressa Simonini)

Esta é a terceira edição do evento, que acontece pela primeira vez de forma presencial. O primeiro dia do Fórum Brasil Imune foi realizado no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília. A discussão tem como foco o cenário atual da imunização no Brasil, passando por temas como a promoção de uma melhor comunicação e acesso, diminuição das desigualdades regionais, combate às fake news e ao antivacinismo, e como mobilizar a população para a prevenção de muitas doenças que não existem, mas que estão retornando ao país.

Informar para imunizar e prevenir

“A imunização é fundamental para prevenção de doenças graves e complicações de saúde, e precisa estar disponível e acessível para toda a população, não importando o CEP dos brasileiros. A informação de qualidade precisa chegar na comunidade. Não adianta ficar só nas esferas legislativas e executivas. A vacina tem que chegar no braço das pessoas, e a gotinha na boca das crianças. Não é fácil, não é simples, mas sabemos que é possível. Juntos, unidos, vamos conseguir essa mudança”, defendeu Marlene Oliveira durante a abertura do evento.

A deputada federal Silvia Cristina também participou da abertura do Fórum Brasil Imune, falando sobre as baixas coberturas vacinais e lamentou o possível retorno de uma doença que merece atenção: a paralisia infantil. “Se a paralisia infantil voltar, seria uma verdadeira desgraça na nossa humanidade”, comenta.

Segundo Silvia, a imunização da população deveria estar em 100%, mas estamos lidamos com pessoas que são “inimigas da vida” e têm prejudicado o avanço da cobertura vacinal, propagando ainda mais essas doenças. “O Programa Nacional de Imunização está diante de um cenário novo, vendo que a confiança das pessoas na vacina vem sendo atacada sistematicamente e isso é um problema muito sério. É difícil entender que existem pais, hoje, questionando se devem vacinar seus filhos ou não. É muito problemático ver essa disseminação de desinformação”.

Andressa Simonini também alertou sobre a problemática em volta da falta de imunização durante o primeiro painel do evento. “O Brasil sempre foi um exemplo de país no que diz respeito à imunização. Tendo não só uma gama fabulosa de vacinas incorporadas no SUS mas também uma alta capilaridade. No entanto, nos últimos anos, por vários motivos, entre eles a hesitação vacinal da população, tem colocado em risco a proteção e a segurança que tínhamos em relação a doenças graves que infelizmente estão voltando”, disse ela.

Assista à transmissão ao vivo do Fórum Brasil Imune:

Últimos posts

CATEGORIAS

INSTAGRAM